CTA

Considerações Importantes

considerações importantes

No sentido de orientar e informar as pessoas e empresas que estão necessitando de implantar um Sistema de Sonorização Ambiente e/ou Vídeo Ambiente para a sua empresa, recomendamos a leitura deste resumido texto, pois nosso objetivo é apresentar os principais problemas e realidades que são encontradas quando no processo de compra destes Sistemas.

A falta de critério técnico para a compra destes Sistemas, normalmente fazem o futuro cliente optar pelo menor preço.  Temos vários clientes que se arrependeram de utilizar o preço como principal parâmetro para decidir sobre o Sistema de Sonorização e Vídeo, pois como o mercado sabe da falta de conhecimento técnico do comprador, vários competidores querem saber o quanto o cliente tem para investir e assim já “calcular” a quantidade de alto-falantes de forma a atender o potencial de investimento e não de qualidade sonora, que no futuro próximo será percebido pelo comprador, como um mau investimento, pois investiu menos capital, mas não tem o retorno de qualidade, o que resulta em sua total insatisfação e principalmente, de seu cliente final.

O correto é preço justo e com base em projeto e em parâmetros técnicos, desta forma a possibilidade de dar errado existe, mas a probabilidade fica muito reduzida.

Nossa empresa é séria, honesta, trabalha com produtos e serviços de qualidade por isto mesmo, nos sentimos a vontade para mencionar os pontos abaixo e dar a certeza para a sua empresa e para você que vai decidir sobre o Sistema de Sonorização e/ou Vídeo Ambiente, que os nossos trabalhos serão executados exatamente conforme determinado e definido entre as nossas empresas, visando ata qualidade.

Esta nossa afirmação parece óbvia, mas a realidade nos aponta para os pontos abaixo e com a nossa experiência nesta área, nos sentimos na obrigação de destacar alguns pontos importantes que devem ser considerados na sua decisão sobre o seu fornecedor que será escolhido para realizar estes trabalhos.

A Fine Sound quer realizar sua obra e competir em igualdade de condições e por isto, achamos muito importante destacar estas considerações para o seu conhecimento e análise. Basicamente, gostaríamos de destacar os seguintes pontos:

  1. Na concorrência entre as empresas está sendo considerado o mesmo quantitativo de alto-falantes e equipamentos? Existem justificativas técnicas e cálculos de cada empresa?
  2. Os Sonofletores (alto-falantes, por exemplo) estão na mesma faixa de qualidade? Com frequência, potencia dimensões? No nosso caso recomendamos visitar o item Produtos.
  3. Os amplificadores são de potência (WRMS) similares e com equalizadores embutidos? note que a faixa de frequência é fundamental para a percepção das musicas e mensagens e a equalização que recomendamos não deve ser única (ajustadas de uma mesa de som por exemplo) se a área envolvida é grande (academias, lojas ancora, shopping, indústrias, etc), tem que ter regulagem setorizada, pois cada local tem uma absorção e reflexão de som diferente e o Sistema deve ser equalizado corretamente.
  4. Existem vários recursos de controle do Sistema de Sonorização e Vídeo que muitas vezes são evitados pela concorrência, pois a maioria das empresas se utiliza de equipamentos que se encontram facilmente no mercado e que não precisa muito conhecimento técnico para instalação, haja visto que a maioria das empresas se utilizam de mesas de som + receivers + caixas de som ativas e passivas entre outros vários outros itens, que absolutamente não devem ser considerados e utilizados sem o correto critério técnico para Sonorização Ambiente em empresas.
  5. Muitas empresas apresentam suas especificações técnicas da melhor maneira e com os melhores resultados possíveis. Isto induz ao comprador pensar que tem ótima qualidade, porém, muitas vezes isto não é verdade e a constatação desta qualidade mencionada não é a verificada no final das obras. Estas empresas fazem isto, pois sabem que a obra de sonorização é de difícil verificação técnica e normalmente a vida útil desta instalação é de 7 ~ 10 anos.
  6. A instalação é um fator fundamental para a qualidade (técnica e estética) final do Sistema de Sonorização e Vídeo. Existem competidores que praticam todas as formas para “ganhar o pedido” e não se importa com o resultado ao longo do tempo.

Estes competidores identificam onde o Cliente tem uma obra (Rio de Janeiro – RJ por exemplo) e para definir orçamento de preços, eles procuram na internet empresas de instalação de TV a cabo ou de instalação de som em carro (próxima da obra) e no caso de ganhar o fornecimento, eles “contratam” estes “funcionários” e enviam de sua base (São Paulo normalmente) apenas um “responsável”, sendo que com isto, eles economizam em custo de viagem aérea e terrestre, hotel, alimentação…

Desta forma, conseguem preço bem baixos, mas a qualidade e garantia das instalações ficam totalmente comprometidas, gerando problemas contínuos e periódicos, além de não ter a qualidade sonora no local. O preço final é barato, mas a qualidade final do Sistema é muito ruim, conforme já constatamos em várias obras que fomos contratados para a Inspeção, Restauração e Revitalização serviço este que criamos devido à alta demanda causada por estas “instalações”.

Para saber, nossas equipes são constituídas por profissionais treinados e apoiados por equipe técnica e com experiência comprovada. São registrados na nossa empresa em regime CLT e possuem seguro de vida individual e coletivo, além das certificações e documentações que garantem a idoneidade dos profissionais (NR 10, NR 35, PCMSO, ASO, PPRA, com EPI e EPC, …) e certeza de instalação correta e dentro dos parâmetros definidos em projeto executivo.

  1. Também destacamos que temos vários casos onde o competidor nem se importa com qualidade ou projeto, e já querem saber o quanto o cliente tem para “gastar”, desta forma, já fazem o orçamento para “caber’ na capacidade financeira do cliente, porém, deixando de lado a qualidade técnica do Sistema.
  2. Como informamos, até dezembro 2015, implantamos mais de 1400 obras de sonorização e vídeo ambiente em vários estados brasileiros (vide Instalação e Atendimento) sempre com qualidade, pontualidade e atendendo às necessidades definidas entre as empresas. Caso queiram, poderemos ir visitar algumas destas obras para que conheçam melhor os nossos trabalhos.

Além destes principais aspectos técnicos acima citados, sabemos que infelizmente em obras de reforma de Sistemas de Sonorização e Vídeo Ambiente (de qualquer porte), encontramos situações reais onde empresas oportunistas se aproveitam do difícil controle de material e instalação, para “economizar” sem pensar na qualidade final do cliente. Desta forma, achamos importante destacar os seguintes fatos, já verificados em várias outras obras:

  1. Reutilizam os alto-falantes (por exemplo) que já estavam no local e só trocam à carcaça que fica aparente mencionando que são alto-falantes novos, mas na realidade não são. Se for feito em 20% do total, a identificação fica difícil e o ganho desta empresa é grande, mesmo com preço bem abaixo do preço justo.
  2. Reutilizam trafos dos alto-falantes antigos, se fizer isto em 20% dos trafos, esta empresa terá mais ganhos. Além disto, utilizam trafos diferentes e de várias impedâncias, diminuindo a qualidade final do Sistema de Sonorização.
  3. Reutilizam cabeamentos antigos e usam excesso de emendas (feitas fora de padrão) em cabos, o que prejudica a qualidade sonora e de vídeo. Esta prática é muito difícil de ser identificada e se a empresa economizar 40% do cabeamento, o seu ganho é grande e novamente preço abaixo do mercado.
  4. Iniciam a obra com preços mais vantajosos para o contratante, porém, no meio ou ao final da obra pedem aditivos e complemento de preços, pois alegam que algumas situações não estavam previstas e houve custos adicionais.
  5. Não entregam a obra no padrão desejado e o nível de qualidade final, somados ao atraso nas obras e os constantes retornos das equipes e no final, não atendem ao esperado.

Não estamos afirmando que todas as empresas competidoras agem desta forma, mas apenas estamos alertando que ao confirmar um pedido desta responsabilidade, todos estes aspectos devem ser considerados e recomendamos não tomar a decisão somente com o parâmetro preço, pois normalmente os resultados serão ruins e o pior, terá que investir novamente para refazer o trabalho realizado.

A Sonorização e Vídeo ambientes são fundamentais para a experiência positiva de seu cliente, vide Sistema de Sonorização Ambiente e Vídeo Ambiente.

Em 12 anos de trabalho, temos vários exemplos destes fatos citados acima, porém, quero destacar o que ocorreu em nosso cliente, Colégio Santo Américo, tradicional escola instalada em 64.000 m2 de área no bairro do Morumbi – SP, onde os competidores ofereceram preços bem mais baixos e o Departamento Técnico da Escola solicitou explicações técnicas do porque o nosso preço estava mais alto que todos e a resposta, na integra foi conforme abaixo, sendo que com isto, fomos os ganhadores da concorrência.

Após a análise da resposta abaixo, ganhamos a concorrência e o Cliente está satisfeito com o Sistema de Sonorização e Comunicação fornecido e instlado.

Caso queiram maiores informações deste Sistema, visite Sistema para Escolas e Faculdades.

Analisando a proposta da concorrência que nos foi enviada, destaco a tabela comparativa com os seguintes aspectos técnicos descritos resumidamente abaixo:

considera

  1. Analisando o quantitativo, apenas no item 3 da tabela acima, a Fine Sound oferta quantidade menor, todos os outros itens ofertamos quantidades maiores, o que significa melhor distribuição e cobertura sonora que reflete na qualidade final.
    1. Note no item 2, a concorrência oferta 29 unidades a menos que a Fine Sound.
    2. item 4, a concorrência oferta 7 unidades a menos.
    3. itens 5, 6, 7 e 9, a concorrência não cota, o que significa economia de custos da empresa e perda de características fundamentais para o uso do SISTEMA. Vide item 10 abaixo.
  2. A nossa potencia total do sistema é de 2.030 WRMS (7 amplificadores) e da concorrência 900 WRMS (5 amplificadores), o que significa muito maior “presença e qualidade sonora” no caso da Fine Sound.
  3. Em nossos equipamentos, permitimos 19 canais diferentes, o que significa que temos controle de volume independentes nestas 19 áreas e a concorrência apenas 5.
    1. Isto permite melhor customização do volume conforme necessidade do local e do momento de maneira simples e fácil.
  4. Embora a nossa quantidade de caixas acústicas (item 3 da tabela acima) seja menor em 8 unidades, no total de sonofletores a Fine Sound considera 116 unidades e da concorrência, 83 unidades.
  5. Esta quantidade significa que o nosso concorrente terá menos equipamento para fornecer, menor tempo e trabalho de implantação e de lançamento de cabos, o que significa custo de implantação menor do que o da Fine Sound, mas com perda de qualidade final, pois são 33 unidades a menos no SISTEMA.
  6. No Bloco N 1º Andar Patio Externo, estamos considerando 10 caixas acústicas contra intempéries e o concorrente não considera isto. Neste local é importante pois a exposição ao tempo e a chuva vão degradar a caixas acústicas de uso interno. Estas caixas tem preço maior do que as caixas normais de uso interno, o que significa menor custo do concorrente e perda de integridade do SISTEMA para a sua empresa.
  7. A Esfera é utilizada em áreas grandes e pé direito alto, permitindo qualidade e estética.
  8. O sub-woofer é importante para reforço das frequência graves e sub-graves, pois na quadra a acústica é ruim (área aberta, muito concreto e material “refletivo”), com alta tendência de dissipação do som e o reforço de sinal garante melhor conforto sonoro, principalmente quando na transmissão da musicas no local.
  9. O nosso SISTEMA permite uso local da sonorização da quadra poliesportiva, assim como uso geral ou ainda, uso duplo, tanto local como geral, simultaneamente.
  10. A concorrência não está cotando microfone, o que significa economia de custos dele. Provável está utilizando o seu microfone que já tem uso. No nosso caso, além de cotar o microfone, ainda estamos inserindo dois “micro sistemas” para melhoria da voz do locutor, sendo o nivelador automático de volume de voz e o compressor e expansor automático de voz. Melhores informações técnicas podem ser vistas no orçamento enviado anteriormente, no item 3. a) i e ii. Este recurso é fundamental para melhorar a qualidade sonora da locução ao vivo e normalmente é feito através de técnico de som e mesa de som.
  11. O Setorizador da Fine Sound controla o envio de musica, da mensagem ao vivo ou mensagem gravada ou ainda, da mensagem por microfone para todas as 36 áreas distintas, conforme mostrado na tabela do item 2 do nosso orçamento. A Concorrência cita “seletores de caixas” mas certamente não terá esta importante função que é destinar informações individuais para 36 setores simultaneamente… este recurso é fundamental para chamar alunos na sala de aula, ou chamar professores na Sala do Professores, ou mandar mensagem somente para os corredores e assim por diante. Este Setorizador é uma ferramenta INDISPENSÁVEL ao uso diário do SISTEMA. Quero enfatizar que a Concorrência não cota nada similar e nem próximo de todos os recursos que estamos propondo.
  12. O Gerador de Conteúdo, que atua juntamente com o Setorizador, não é cotado pela concorrência e ele é INDISPENSÁVEL ao uso diário do SISTEMA, pois permite automatizar toda a rotina da escola, tais como:
    1. Determinar os horários de inicio de aulas, final de aulas, horário de intervalo (recreio) evitando erros de funcionários.
    2. Dispensar o uso de pessoal para este fim, pois uma vez programado, todos os sinais serão automáticos e não precisa de ninguém monitorando os sinais.
    3. Estes sinais são setorizados, ou seja, ele pode ser distribuído conforme necessidade e “portas” do Setorizador.
    4. Transmitir musica com 2 fontes diferentes simultaneamente, podendo ter um estilo musical na quadra e outro nos corredores por exemplo, ou então, um estilo musical na no refeitório e outro no Atrium…. enfim, permite transmitir musica para qualquer local simultaneamente em várias formatações de locais.
    5. Também permite a transmissão de mensagens ao vivo ou gravadas, também para qualquer setor.
    6. Pode ser utilizado como “integrador” da escola & aluno, uma vez que através das mensagens gravadas (ou ao vivo), pode-se enviar informações de interesse de todos, tais como eventos, atividades, feriados, etc… é uma forma profissional de se comunicar com todos presentes no local com alta qualidade sonora.
    7. Este Gerador tem entradas de USB, cartão SD, Auxiliar e ainda uma radio FM, podendo ajustar tempo de transmissão de todos estes sinais para qualquer um dos 36 setores.
  13. Somos fabricantes de todos os equipamentos, exceto microfone, com isto, a garantia de 1 ano é direta coma Fine Sound, conforme a nossa Politica de Pós-vendas.
  14. No item 8 da concorrência, é citado “mão de obra especializada + técnicos especializados” e no nosso caso, temos técnicos certificados, com treinamento e certificado em NR10, NR 35, etc… e ainda, todos são registrados na nossa empresa conforme CLT e com seguro de vida, para o caso de algum acidente no local, sua empresa está isenta de qualquer custo… e também são uniformizados e com EPI e EPC.

 

Bem, tecnicamente acredito estar demostrando que o SISTEMA da Fine Sound possui muito mais ferramentas e recursos fundamentais no uso diário do que a concorrência e ainda, os quantitativos da Fine Sound são muito maiores do que a concorrência, o que nos gera uma qualidade muito maior e indiscutível com a Fine Sound.

Estamos à disposição para esclarecimentos.

 

Estamos nas principais redes sociais. Siga-nos!

botão-facebook           botão-instagram           botão-twitter              botão-youtube         botão-google+

Log in or Sign Up