CTA

Milestones

linha-do-tempo-2016

O Objetivo deste texto é documentar os principais fatos e acontecimentos da fine Sound desde a sua fundação. Portanto, quem ler algum fato em 2014, no ano de 2015 pode achar desnecessário alguns comentários, porém, quem ler em 2020, fatos e contexto de 2010 ou de 2004, vai poder se situar no tempo e entender a história da empresa, que pretende se perpetuar e ser referência de mercado de Sonorização e Vídeo Ambiente empresarial no Brasil.

 

2016 – este ano foi marcado por uma profunda recessão no Brasil e que nos afetou fortemente no crescimento de vendas pulverizada. Vários clientes fecharam as portas ou cancelaram a expansão, assim como, vários fornecedores de longa data e parceria, encerraram as atividades o que nos obrigou a pesquisar e homologar novos fornecedores para garantir o nível de fabricação e de qualidade de nossos equipamentos.

O nível de inflação se acentuou durante 2016, chegando ao redor de 12%, o desemprego chegou a mais de 12 milhões de brasileiros e o PIB brasileiro novamente caiu 3,4% e se considerarmos os últimos 6 anos, a queda média do PIB foi de (-) 0,17%, e considerando o período de 13 anos, desde 2004 até 2016, o crescimento médio do PIB foi de 2,15%, ou seja, este é o crescimento dos governantes do PT conseguiram para o Brasil.

Desnecessário dizer, mas registrando a informação para o futuro, foi o ano que a corrupção do Brasil se mostrou, graças a Operação Lava-Jato, liderada pelo Juiz Sérgio Moro, um verdadeiro herói nacional e responsável por mostrar para a sociedade o nível de corrupção do estado e dos políticos brasileiros, que sempre existiu, mas nos últimos anos se profissionalizou, gerando bilhões de reais em prejuízo, espero que no final deste ano, possamos estar celebrando o início de um Brasil melhor, com políticos e empresários desonestos presos, retornando dinheiro aos cofres públicos e principalmente com leis duras e justas, visando dificultar a corrupção no Brasil.

Mesmo neste cenário, é com prazer que registramos o nosso crescimento de vendas em 64,55% sobre o ano de 2015, sendo a média dos últimos 7 anos de 29,65%. Desde 2004 a nossa média é de 19,48% e é muito superior à média do PIB Brasileiro (2,15%). Este crescimento não foi em função de mais clientes ou mesmo melhores margens, mas sim em função de grandes obras que conquistamos como no caso do Piauí Shopping (Picos – PI); da reforma do Shopping Metrô Tatuapé (São Paulo – SP); do projeto de 2 anos do Hotel Palace Tangará (São Paulo – SP); edifício sede da Embracon (Barueri – SP); da Escola Móbile (São Paulo), além de vários pequenos projetos de nossos clientes tradicionais, como Mc Donald´s, Baccio di Latte, Adidas, Denso, DUFRY entre outros.

Ou seja, se não fosse o nosso trabalho sério, competente e consistente de vários anos no mercado, certamente teríamos encontrado problemas para atravessar este duro ano de 2016, onde exigiu muito trabalho de nossa equipe. Registramos ainda que não dispensamos nenhum funcionário, mesmo com a grave crise enfrentada, pois os sócios optaram por investir mais uma vez na empresa, se desfazendo de ativos particulares, para que a empresa se ajustasse às necessidades do mercado e apostando que em 2017 possamos retomar o nosso crescimento contínuo, acreditando que a crise vai se ajustar neste ano e a partir de 2018, possamos experimentar um crescimento sustentável e de longo prazo.

Sempre pensando em inovações, desenvolvemos a 3ª Geração de equipamentos, que é o Sistema Modular Digital Monitorado, que permite saber via celular, em até 3 minutos, se qualquer problema (variação de volume, retirada de qualquer plug do Sistema, corte de qualquer cabo, etc) ocorreu no Sistema de Sonorização Ambiente, em qualquer lugar do Brasil, via conexão 3G e com várias vantagens técnicas sobre o Sistema Analógico. Testes já foram feitos em 2016 e acreditamos que até o final do primeiro trimestre de 2017, todo o Sistema Digital já estará ajustado e pronto para iniciar as vendas e ser implantado em nossos clientes em todo o Brasil. Acreditamos que esta inovação será um marco no mercado brasileiro, pois os recursos e ferramentas de uso são incomparáveis, além da qualidade sonora excepcional.

Ainda no ano de 2016, nos tornamos integradores dos produtos KRAMER, líder mundial em soluções de vídeo ambiente para empresas.

A experiência de venda no varejo com a Kalifa não foi bem-sucedida, uma vez que a forma de trabalho, objetivos e principalmente os conceitos da Fine Sound não são compatíveis com os padrões de venda da Santa Ifigênia, mas de qualquer forma, serviu de experiência, aprendizado e de referência para que nossos esforços sejam direcionados para a nossa Missão, Visão e Valores  que não incluem vendas no varejo.

 

2015 – este seria um ano “perdido”, se não fosse as ações e decisões tomadas em 2013 e 2014, uma vez que a crise que se abateu em todas as esferas do mercado e de governo, fazendo a inflação ir para próximo de 11% ao ano; variação cambial em US$ aumentou quase em 50% em 1 ano; PIB brasileiro despencando em 3,9%, o que gerou a redução de 33,37%  no volume de vendas da Fine Sound, comparado com 2014 e ainda, reduzindo o nosso crescimento médio anual para 14,11% nos 12 anos de existência da Fine Sound.

Além dos aspectos negativos no mercado o que gerou forte retração de investimentos e compras, ainda tivemos aumento nos custos de fabricação, uma vez que todos os componentes eletrônicos e materiais de produção, ou são importados ou são base no preço do US$ e logicamente, também são afetados com a inflação.

Ou seja, foi um ano onde houveram grandes problemas conjunturais no Brasil, mas somente não foi “perdido” pois a Fine Sound lançou o Sistema Modular, um paradigma no mercado de Sonorização empresarial; treinamos e formamos uma equipe com funcionários próprios (CLT) e certificados para instalação em Curitiba – PR e sul do Brasil; treinamos e formamos uma parceria de Representação Comercial e Técnica com a TI – Tecnologia, empresa localizada em Teresina – PI, que além de atender comercialmente o mercado, ainda tem equipe técnica e treinada para instalações em todo o NE; montamos toda a estrutura e parceria com o Grupo Kalifa, empresa que possui 5 lojas na região da rua Santa Ifigênia – SP, que é um tradicional centro comercial de equipamentos eletroeletrônicos e referência em todo o Brasil, onde a partir do início de fevereiro de 2016, é nosso Distribuidor Autorizado para a venda dos nossos equipamentos no mercado de varejo; estamos finalizando negociações com 2 lojas localizadas na rua 24 de Maio, Curitiba – PR, que também é um tradicional centro comercial de eletroeletrônicos de Curitiba e região, onde também teremos distribuidor autorizado; negociação com uma empresa de venda de equipamentos eletrônicos via internet e ainda, fechamos parcerias com várias empresas do mercado de sonorização, nos preparando e estruturando para o crescimento de vendas que estamos planejando para 2016, independente dos grandes problemas políticos e econômicos que o mercado brasileiro enfrenta e continuará a enfrentar em 2016.

 

2013 ~ 2014 – inauguração do novo e completo escritório em São Paulo – SP, com show room, equipe treinada, certificada e especializada no atendimento completo ao cliente, finalizando todo o processo de verticalização e estruturação da empresa, com estrutura própria para:

- Desenvolvimento do Conceito de Sonorização Ambiente e do Conceito de Vídeo Ambiente  para gerar padronização.

- Formatação e execução do Projeto (.DWG) visando alta qualidade, inclusive com desenvolvimento de equipamentos especiais, se necessário.

- Fabricação e fornecimento total dos equipamentos de Sonorização.

- Fornecimento de Sistemas de Vídeo Ambiente.

-  Instalação total dos Sistemas de Sonorização e Vídeo em todo o Brasil com equipe registrada na empresa (CLT), certificada (NR 10, NR 35, além de ASO, PCMSO, entre outros) treinada, com seguro de vida individual e coletivo.

-  Manutenção  preventiva e corretiva.

-  Política de Pós-Vendas definida.

-  Política de preços aberta e transparente com parceria de longo prazo.

No início do ano, lançamos um desafio para toda a equipe, desenvolver um Sistema de Sonorização que fosse diferente de tudo o que o mercado conhece e diferente do que a própria Fine Sound faz desde 2004. Ou seja, mesmo sabendo que no ano de 2014 iríamos enfrentar vários problemas políticos e de “fraqueza” do mercado, resolvemos investir em um projeto de longo prazo, visando nos reinventar, inovar e gerar um Sistema de Sonorização com a nossa assinatura e Conceito , visando atender ao mercado de Sonorização Ambiente para empresas. A data limite para o lançamento do projeto é Dezembro de 2014.

Com o foco de melhorar e aumentar a nossa participação no mercado, contratamos uma Agência de Marketing Digital, visando desenvolver a nossa estratégia de expansão de nossas atividades em todo o Brasil.

Particularmente no ano de 2014, o desafio de expandir a nossa atividade foi muito difícil, pois além dos problemas políticos já enfrentados em 2013 e 2014, somados ao baixo crescimento do PIB brasileiro e ainda, aos eventos da Copa do Mundo de Futebol e Eleição Presidencial, reduziram drasticamente a capacidade de investimento e não permitiram um avanço rápido de nosso planejamento.

Mesmo assim, tivemos um crescimento expressivo de 24,26% com base em 2013 e ainda tivemos o nosso crescimento médio anual em 18,42%.

Formatamos e desenvolvemos toda a nossa Linha de Equipamentos de Sonorização, contando com uma vasta gama de opções para os nossos clientes.

 

2012 – finalizando o processo de verticalização da Fine Sound, adquirimos totalmente a fábrica de equipamentos eletrônicos do nosso fornecedor Amplivox, permitindo desta forma fabricar todos os amplificadores, equalizadores, caixas acústicas, setorizadores, etc, necessários para atender aos projetos especiais em shopping centers, lojas, fábricas, hotéis, academias, escolas, TJSP, entre outros mercados e clientes.

 

2011 – formação total de equipe própria, treinada e certificada para realizar instalação total de Sistemas de Sonorização e Vídeo Ambiente para empresas, além de prestar os serviços de manutenção preventiva e corretiva para todos os clientes no Brasil.

Embora o nível de vendas ainda foi crescente, registrando 32,71% comparado com o forte ano de 2010, os nossos esforços foram de manter a base de clientes e melhorar nossa estrutura técnica e administrativa, visando o objetivo final de total verticalização da empresa, com fábrica, equipe própria treinada e certificada e estrutura comercial para atender em todo o Brasil.

 

2010 – início de projetos na empresa pública, focando em Escolas e no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo + iniciando os trabalhos para fornecer projetos, equipamentos e instalações de Sistemas de Vídeo Ambiente (projetores multimídia, TVs, telas motorizadas, matrizes, seletores, etc), permitindo à Fine Sound fornecer Sistemas completos de Sonorização e Vídeo Ambiente para empresas em todo o Brasil.

Todo este trabalho gerou uma forte expansão de nossos clientes e consequentemente das vendas que tiveram um acréscimo de  57,98% comparados a 2009, sendo que este aumento nos obrigou a acelerar o processo de verticalização, planejando o desenvolvimento da empresa com uma estrutura técnica treinada e preparada para atender as diversas demandas de nossos clientes em todo o Brasil.

 

2008 ~ 2009 – início do processo de verticalização da empresa, com contratação e treinamento de equipe própria para projeto + instalação + manutenção em Sistemas de Sonorização.

Principalmente no ano de 2009, com a crise econômica mundial, tivemos forte queda nas vendas representando 8,35% de queda em relação ao ano de 2008, o que nos reduziu a capacidade de investimento e expansão.

 

2007 – graças aos ótimos resultados de qualidade e a total aprovação dos nossos clientes, iniciamos a expansão das atividades, inclusive para atender ao McDonald´s em todo o Brasil, ainda com estrutura horizontalizada e equipamentos de Sonorização com marca própria. Também iniciamos o desenvolvimento de projeto de Sonorização em AutoCad.

 

2006 – desenvolvimento de equipamentos de Sonorização com a marca Fine Sound e com conceito totalmente novo, sem similar, fabricados com exclusividade pela empresa Amplivox.

 

2005 – fechamento da Fine Music e direcionamento do foco em Sonorização Ambiente para área comercial tendo como primeiro grande contrato o McDonald´s, inicialmente atendendo as unidades localizadas nos estados de SP, PR e RJ.

 

2004 – com o aprendizado e treinamento realizado nos EUA, onde o conceito da música ambiente é utilizado como ferramenta de marketing sensorial, Claudio e Cristina Villela iniciam as atividades da Fine Sound (fornecimento e instalação de Sistemas de Sonorização Ambiente utilizando equipamentos disponíveis no mercado nacional) e da Fine Music (desenvolvimento de conteúdo e programação musical) com estrutura horizontalizada e escritórios em São Paulo – SP e em Curitiba – PR.

 

2003AEI / DMX Music encerra suas atividades na América Latina, devido à reestruturação interna da empresa nos Estados Unidos. Inicia-se o trabalho de encerramento das atividades no Brasil.

 

2000 ~ 2003 – Claudio Villela é o Country Manager da AEI / DMX Music Co. multinacional que atuava em 120 países, especializada em programação de musicas e vídeos para empresas, assim como, fornecimento e instalação de Sistemas de Sonorização e Vídeo Ambiente e que estava se estabelecendo no Brasil.

Estamos nas principais redes sociais. Siga-nos!

botão-facebook           botão-instagram           botão-twitter              botão-youtube         botão-google+

Log in or Sign Up